Guarda Mirim participa de ação de plantio na Reserva Biológica Tamboré

Compartilhe:

guarda-mirim-reserva
Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA) de Santana de Parnaíba (SP), muitas nascentes e córregos do município são alvos de aterramentos e despejos de resíduos, ocupação irregular, entre outras ações irregulares.

Para mudar esse cenário, a SMPUMA desenvolveu o Projeto Proteção de Nascentes, que incentiva ações de proteção e conscientização da população que assegurarem a disponibilidade de água potável. Com a colaboração do Projeto Arborizar, é realizado o plantio de mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, que enriquecem a flora da nascente e permitem a infiltração da água de chuva no solo. Assim, o ciclo da água não é interrompido e o lençol freático continua abastecido, permitindo o afloramento natural da água por meio das nascentes e o constante abastecimento dos rios e córregos.

A Reserva Biológica Tamboré, em Santana de Parnaíba (SP), no dia 25/03, recebeu uma ação de plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte do Projeto Proteção de Nascentes, que busca conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos de Santana de Parnaíba (SP).

O evento teve a participação da Guarda Municipal Comunitária, da Secretaria de Educação e a de 18 alunos da Guarda Mirim que aprenderam sobre a importância da manutenção das nascentes e conheceram a Reserva Biológica Tamboré. Os alunos receberam uma cartilha sobre o tema, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, e foram orientados sobre como se comportar dentro da Reserva, tendo em vista que, nela, só são permitidas visitas de cunho educacional ou para pesquisa.

Na nascente, eles realizaram o plantio de 30 mudas. Além disso, puderam ver como ocorre o afloramento de água e a aprender sobre a importância da vegetação na manutenção do terreno ao seu redor. Eles também foram incentivados a se tornarem cidadãos ativos na proteção dos recursos hídricos da cidade, seja difundindo seu aprendizado ou atuando como agentes fiscalizadores, informando a Fiscalização Ambiental quando presenciarem crimes ambientais no município, por exemplo.

Essa ação foi realizada em parceria com o Instituto Brookfield, a Guarda Municipal Comunitária (GMC) – que levará os alunos da guarda-mirim para realizar a atividade –e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Proteção de Nascentes

O Projeto Proteção de Nascentes tem o objetivo de atender outras áreas do município e convida a população a entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, da SMPUMA, caso conheça nascentes com necessidade de enriquecimento da vegetação e proteção.

A equipe técnica vai avaliar o local e incluí-lo no escopo do projeto (sujeito a regramento específico de proteção e conservação). O contato pode ser feito pelo telefone 4622-7535, por meio do e-mail smpuma@santanadeparnaiba.sp.gov.br ou no endereço Rua Prof. Eugênio Teani n° 243, Jardim Prof. Benoá – Santana de Parnaíba/SP.

Com informações da Prefeitura de Santana de Parnaíba

Deixe seu comentário

(ele não será divulgado)