Dicas de como economizar água em casa

Compartilhe:

child-559407_1280

A sua casa pode ser um espaço importante de preservação dos recursos hídricos. Oportunidades não faltam no dia a dia para mudar seus hábitos — e até conscientizar as crianças.

Confira cinco dicas de ações para colocar em prática com elas:

1) Reutilize a água

Chame as crianças para fazer algumas atividades que não exigem água tratada, como lavar o carro e as calçadas. A água que sobra após o banho na banheira ou ao lavar roupa pode ser reutilizada. Lembre-se de dizer a meninada quais são as atividades que precisam ou não de água potável.

2) Cultive um jardim

Cultivar um jardim em casa é uma forma de explicar sobre a importância da água para a vida. Se não tiver espaço, um simples vaso com uma planta é suficiente como exemplo.

3) Escolha o que e quando comprar

O maior consumo de água acontece fora de casa: cerca de 70% do gasto de água mundial corresponde à agropecuária e 20% à indústria, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Com esses dados, vale a pena refletir sobre os hábitos de consumo da família.

4) Entre em contato com a natureza

Um jeito divertido de educar e conscientizar as crianças é visitar parques no meio da cidade e programar passeios em contato com a natureza.

5) Faça uma lista de ações

Sente com as crianças e crie uma lista do que a família pode fazer para economizar água. Varrer a calçada em vez de lavar com água, reduzir o tempo de banho, entre outras atividade, são ações que resultam em economia. A semana acabou? Então, já é hora de retomar a lista para que vocês avaliem o que foi e o que não foi cumprido.

Com informações do Ciclo Vivo

Deixe seu comentário

(ele não será divulgado)