Dicas para ser mais sustentável em grandes cidades

Compartilhe:

alface

Mesmo morando em cidade grande, existem algumas ações práticas para você se conectar com um estilo de vida mais saudável e consciente. Confira, abaixo, algumas dicas:

1 – Economize, reduza e reaproveite a água

O Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades calcula que o consumo de água é de, em média, 166,3 litros/dia no Brasil. A ONU recomenda um consumo de 110 litros de água por pessoa, ao dia, tanto para consumo quanto higiene. Por isso, é importante que cada um tenha atitudes mais conscientes, como evitar banhos demorados; desligar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa as louças e usar a água do enxágue da máquina de lavar roupas para lavar o quintal.

2 – Cultive plantas em casa

Se ter plantas em casa é uma das formas de deixar você mais conectado com a natureza, imagine plantá-las e cultivá-las? Estudos afirmam que cuidar das plantas reduz o estresse e ajuda quem está doente a ter uma recuperação melhor. Você pode começar plantando em vasinhos, em casa mesmo. As ervas são ótimas opções para dar o primeiro passo, por crescerem rápido e serem práticas.

3 – Evite plásticos

As sacolas retornáveis são ótimas opções para evitar os plásticos. Procure também não usar alimentos embalados de maneira excessiva e valorize aqueles que vendem da forma mais natural possível (como bandejas de isopor, por exemplo). Você sabia que muitos desses resíduos plásticos não são reciclados, nem encaminhados para os aterros? Por isso, antes de descartar, tente nem usar.

4 – Compre de produtores locais

Ao comprar de pequenos produtores, você ajuda a diminuir a crise dos alimentos.
É o que defende Michel Pimbert, diretor do Programa de Agricultura Sustentável, Biodiversidade e Subsistência do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED). “O fim da fome e da desnutrição vai depender do apoio que essas instituições receberão por meio de subsídios apropriados e medidas para proteger os mercados locais e nacionais da concorrência de comida barata importada de outros lugares. O desafio é ampliar em escala e difundir as soluções encontradas em cada lugar”, afirma.

5 – Seja mais consciente na hora de comprar seus alimentos

Antes mesmo de fazer suas compras, faça a lista do que está faltando, incluindo a quantidade ideal. Ao fazer isso, você ajudará a evitar o desperdício de alimentos e de dinheiro.

Com informações dos sites Ciclo Vivo e Planeta Sustentável.

Comentários

  1. Enviado em 21/02/2017 as 08:52 Nelson N. Plotek disse:

    Assinei contrato de parceria com a Bisa IMOBILIARIA no dia 16 próximo passado e hoje iniciarei os meus plantões. Antes disso decidi visitar a BROOKFIELD Incorporadora e por consequências este “site”.
    Estou verdadeiramente ENCANTADO com a missão desse pujante grupo. Fiquei fã. Espero poder contribuir, modestamente, com essa nobilíssima missão.
    Respeitosamente,
    Nelson N. Plotek
    Consultor Imobiliário

Deixe seu comentário

(ele não será divulgado)