Conheça o ranking com os países que têm áreas protegidas

Compartilhe:
Foto de uma árvore em primeiro plano com montanhas e vegetação ao fundo.
Parque Nacional Henri Pittier. Foto: Dragondeluz.

 

A Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção já tem mais de 24 mil espécies. A partir deste cenário, o jornal britânico The Telegraph usou os dados sobre biodiversidade do Banco Mundial e junto com os programas ambientais das Nações Unidas fez um ranking com os países que tem mais e menos áreas protegidas.

Apenas 14,8% de toda terra do planeta está sob o status de proteção. Esse percentual ainda é melhor do que em 1990, quando os registros mostravam que as áreas protegidas era apenas 8,2%.

No TOP 10 de áreas protegidas, a Venezuela lidera o ranking com 53,9% da área do país sob proteção ambiental. A Eslovênia está na segunda colocação, com 53,6%, seguida por Mônaco, com 53,4%.

Já, segundo informações do Banco Mundial, o Brasil possui 28,4% de suas terras protegidas. Apesar de estar distante dos percentuais dos melhores países, o resultado é considerado bastante expressivo se compararmos com o resultado de 1990, que era 6,7%.

Nauru, São Tomé e Príncipe, San Marino e Macao estão nas últimas posições por não terem áreas de proteção. Turquia, Barbados, Afeganistão, Haiti e Líbia também seguem na sequência dos piores colocados.

Para ver os dados de cada país, acesse a ferramenta do Banco Mundial.

Com informações do site Ciclo Vivo e The Telegraph.

Deixe seu comentário

(ele não será divulgado)